Redes Sociais

Conhecendo as redes sociais

O estudo das redes sociais é de grande importância para o entendimento das ações que vamos realizar no projeto REDECOM–Rede Amazônia de Comunicadores Comunitários. Por isso o curso Redes Sociais Distribuídas é a primeira das três etapas deste projeto.

Recomendamos a leitura do livro Escola de redes – Tudo que é sustentável tem o padrão de rede”, especialmente da Parte 3 (página 107 a 150), que serve de base para esta formação, você encontrará as noções básicas necessárias para o entendimento do que são redes sociais e que são aplicáveis ao projeto REDECOM.

Outros livros abordam diferentes aspectos das teorias das redes: análise de redes sociais, redes como sistemas dinâmicos e redes como estruturas que se desenvolvem, especialmente o “Escola de redes – Novas Visões”. Essses dois livros podem ser acessados e copiados nos links:

A opção de articulação em rede visa superar a dificuldade que as pessoas têm de trabalhar em uma democracia participativa. O foco do projeto, portanto, não estará nas ferramentas tecnológicas, mas na participação pública. Chat, blogs, twitter são ferramentas que vem, passam e são substituídas por novas descobertas. Mas se as pessoas souberam exercer a sua participação cidadã, elas saberão como exercer seus direitos com as ferramentas do momento. Assim, o objetivo principal será estimular a participação cotidiana, exercitando uma nova forma de tomar decisão e de fazer inclusão social através da democracia participativa. A rede de comunicadores comunitários pretende ampliar o compartilhamento do conhecimento que já vem sendo feito em rede, pois em rede acontece um aprendizado distribuído. Ao criar um blog, um programa de rádio ou de tv pela Internet, a rede passará a fazer sentido nas vidas das pessoas, ou seja, é através da rede que podemos elevar o nível de participação comunitária.

A capacitação através deste curso e do seminário de redes sociais, somadas a oficina de audiovisual, são iniciativas que vão consolidar a ação em rede de forma constante e duradoura, permitindo a criação e administração de mídias livres colaborativas, contribuindo para a quebra do monopólio das comunicações, um dos princípios da comunicação comunitária.

Como se inscrever no Curso Redes Sociais Distribuídas

O primeiro passo é acessar o formulário Inscreva-se na REDECOM Aqui

Se fez inscrição na REDECOM, o passo seguinte é fazer seu cadastro na plataforma de EAD (Educação à Distância) conforme instruções abaixo.

COMO SE CADASTRAR NA PLATAFORMA MOODLE

A plataforma moodle é o portal de educação à distância que vai permitir a sua participação no curso Redes Sociais Distribuídas.

Para acessá-la, conecte-se a internet e entre em http://moodle.argonautas.org.br/ e clique e preencha o Formulário de Cadastramento (no lado direito direito, abaixo da pergunta é a sua primeira vez aqui ? ).

Escolha um nome de usuário (inscrito somente com letras minusculas e sem espaço).

Logo abaixo do box “usuário” aparece junto ao box Senha uma frase em inglês (The password must have at least 8 characters…) que significa o seguinte: a senha tem que ter pelo menos 8 dígitos, com pelo menos uma letra Maiúscula ou minúscula e pelo um caracter alfanumérico, ou seja, nem letra nem número. Exemplo: Estudante_21. Com tantos detalhes, é importante marcar a opção “Mostrar” para você visualizar o que está sendo digitado no box da senha.

ATENÇÃO: Não esqueça de anotar o nome de usuário e senha exatamente como foram digitados pois é através deles que você vai acessar os ambientes do curso.

Ao concluir o cadastro, uma mensagem será enviada automaticamente para o e-mail que você cadastrou. Entre no seu e-mail e confirme a sua inscrição, clicando no link indicado.

Para acessar o curso, entre na página http://moodle.argonautas.org.br/ e clique em acesso (canto superior direito). Entre com seu loguin (nome de usuário) e senha que você cadastrou e já estará no ambiente EAD. Mas atenção: apesar dos cursos estarem visíveis para todos, somente quem está inscrito em um deles pode acessá-lo. Portanto, procure a área “Cursos disponíveis” e clique em “Redes Sociais Distribuídas”. Em seguida, clique no link “Faça a minha Inscrição neste Curso” (fica no lado esquerdo, pelo meio da página). Será perguntada se você confirma (ou não) a sua inscrição no curso. Confirme que “Sim”. Somente após essa confirmação de inscrição é que você terá permissão para participar plenamente do Curso.

Entre e participe !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s